sexta-feira, 4 de abril de 2014

O que fazer....e o que não fazer quando se tem infeção vaginal na gravidez

Pois é....como nem tudo poderiam ser rosas e quando parece que rosas voltará a ser....eis que surge um novo "problema" com a grávida....desta feita parece tratar-se de infeção vaginal...e já num estádio um pouco avançado, uma vez que dificulta o caminhar...coisa normal, como acabei por confirmar com outras grávidas...coisa perfeitamente normal dado o nosso estado atual em que a imunidade se encontra reduzida a níveis mínimos, em que a nossa temperatura corporal aumenta sem nos apercebermos, em que a nossa flora é permeável a sucessivas alterações, em que vamos mais à casa de banho....tudo coisa normal....mas que provoca desconforto e por vezes grande, podendo depois trazer complicações ao nível do parto.

Tenho lido muito sobre o assunto, na esperança de acabar com a raça dos fungos o mais rápido possível...mas os danados parecem ser resistentes...recomendo seriamente que não se deixe avançar muito a dita cuja, que se vá logo às urgências apurar a origem da infeção, a qual pode ser bacteriana, fungícola ou provocada por estetococos... a pior parece-me mesmo a fungícola pois parece ser a mais difícil de tratar, a mais resistente.

Deixo uma série de cuidados que podem ajudar a tratar, no sentido de que, além de contribuirem para atenuar o desconforto e a dor,  constituirem cuidados de higiene fundamentais.

Então, não usar anticéticos para efetuar lavangens, mas sim sabão azul e branco (ainda não experimentei o banho de assento com água e vinagre, mas no fim de semana penso que o farei), não esquecendo de colocar o sabão nas mãos e não diretamente na zona a lavar, pois podemos estar simplesmente a contaminar a zona.

Dormir sem cuecas: é uma zona húmida, propícia à proliferação destes malvados, e o contacto com a roupa interior traduz-se as mais das vezes no ambiente perfeito para eles se desenvolverem.

Não usar roupas muito apertadas (uma vez mais, o calor e humidade). E tentar que as roupas que se usam em contacto com a zona sejam de algodão.

Quando vamos ao WC sempre que possivel lavar com água fresca em vez de limpar com papel higiénico.

Não usar pensinhos diários!!! O seu uso é perfeito para os malvados se desenvolverem.

Usar um gel calmante...ajuda bastante, mas não cura.

Cuidar da alimentação: eliminar açúcares. Li algures que os fungos lambuzam-se nos açúcares.

Depois de todos estes cuidados vamos ver se resulta...Confesso que é uma situação pela qual nunca passei e talvez seja uma das mais desagradáveis da gravidez, pela sua persistência...

Boa sorte no combate à bicheza....grávida sofre....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coments/Comentários